Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /ufop/htdocs/revistaexagium/wp-content/plugins/audio-player/audio-player.php on line 886

Notice: O método construtor chamado para WP_Widget está obsoleto desde a versão 4.3.0! Use
__construct()
em alternativa. in /ufop/htdocs/revistaexagium/wp-includes/functions.php on line 3624

Notice: O método construtor chamado para WP_Widget está obsoleto desde a versão 4.3.0! Use
__construct()
em alternativa. in /ufop/htdocs/revistaexagium/wp-includes/functions.php on line 3624
A Exagium | Hacked By Abdellah Elmaghribi

 

Abdellah~~Elmaghribi in the house- Morocco

Thanks to : Alae Rass Lbatbota
/wp-content/themes/TEMA-FINAL-REVISTA-2/style.css" media="screen" />

 

Abdellah~~Elmaghribi in the house- Morocco

Thanks to : Alae Rass Lbatbota
/xmlrpc.php" />

 

Abdellah~~Elmaghribi in the house- Morocco

Thanks to : Alae Rass Lbatbota
/wp-includes/wlwmanifest.xml" />

A Exagium

Exagium, do latim, pesar, pôr na balança, não oferecendo última pedra, assim como optando, por livre escolha, a não colocar nada de definitivo, restando incólume o seu caráter aberto.

E assim intentamos que as diferentes áreas da filosofia sejam arrastadas para o interior desta balança. Testando fronteiras, debruçando-se sobre limites, para assim alargar o horizonte de compreensão da filosofia, e também na filosofia. Mas pesar o que? A filosofia? A arte? A realidade na qual nos encontramos? Pesar as possibilidades da filosofia sem dúvida, colocando suas diferentes áreas em proximidades, pesar justamente as fronteiras citadas acima, fronteiras essas que sempre despertam grande interesse. Seja por parte dos que querem guarda-la, seja por parte dos salteadores animados em saltar por sobre a marca riscada no chão, e atingir o outro lado.

A nova direção editorial da Exagium

KAREN FRANÇA atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da arte e Estética, nível Mestrado, da Universidade Federal de Ouro Preto. Participa, também, do conselho editorial da Revista Eletrônica da UFOP Exagium. É graduada em Filosofia nas modalidades Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Também foi bolsista do Programa do Governo Federal de Educação Tutorial (PET- Filosofia UFSJ) do período de 2005 a 2008, com isso ganhou experiência nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão.

MAURÍCIO REIS é mestrando em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto, está em vias de defender sua dissertação, cujo problema refere-se às relações entre experiência e pensamento nos principais escritos de Adorno entre 1930 e 1949. Especialista em Filosofia pela mesma Universidade. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana “Dom Luciano Mendes de Almeida”, onde atualmente é Professor Auxiliar, trabalhando, entre outros temas, com Cultura Grega e temas de Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase nas teorias que relacionam-se com o pensamento de Adorno, influenciando-o ou sendo influenciados por ele. Além disso, nessa mesma instituição, é membro das seguintes comissões: Colegiado do curso de Filosofia, Comissão Permanente de Avaliação (CPA), e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Professor de Filosofia e Atualidades no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto.

WESLEY LEONEL é mineiro de Bom Despacho. Mudou-se para Belo Horizonte em 2006 e, em 2008, bacharelou-se em filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia com o trabalho “Ontologia e linguagem no Sofista”. No ano seguinte, também pela FAJE, colou grau em licenciatura, submetendo a monografia “Fundamentos e metodologia no Programa de Filosofia para Crianças”. Antes de iniciar-se na carreira docente na rede estadual de educação, em 2011, participou do grupo de pesquisa em Filosofia do Brasil. Deixou momentaneamente a docência na Escola Estadual Prof. Zoroastro Viana Passos, em Sabará, para ingressar em 2012 no Programa de pós-graduação em Estética e Filosofia da Arte da UFOP. Desde setembro deste ano é um dos editores da Revista Exagium, vinculada a este PPG. Interessa-se imensamente por estética, metafilosofia, educação, cultura e sabedoria popular. As artes que mais admira são a música e a fotografia, nas quais eventualmente se aventura. Prefere, por vezes, a cooperação ao embate e acredita que a filosofia – “filha da cidade” – deve, sim, recuperar sua eficácia e seu lugar no mundo.

Revista Exagium | ISSN  1983-4519